O Presidente do PSD Almada, Nuno Matias, explicou a posição do partido sobre o Orçamento e as Grandes Opções do Plano do Município para 2022. Pode assistir aqui ao vídeo completo da intervenção que ocorreu durante a mais recente reunião da Câmara Municipal de Almada, onde é Vereador com os pelouros do Comércio e Espaço Público, Controlo de Risco, Espaços Verdes, Mercados e Turismo.  

Nuno Matias destacou como fundamental o facto de, inquestionavelmente, termos “nestes documentos, os instrumentos e as dotações para conseguirmos fazer mais e melhor pelas pessoas e pelo desenvolvimento do nosso território”.

Outro aspeto destacado pelo vereador do PSD foi tratar-se de “um orçamento corrente superavitário” que “concretiza o fundamental equilíbrio económico-financeiro mas, sobretudo, não cerceia a ambição do Município em desenvolver eixos estratégicos” no sentido de o tornar “um local, cada vez melhor, para morar, para visitar e para investir”.

A questão da fiscalidade foi também abordada por Matias, dizendo que aceitou “que não fossem promovidas mudanças significativas” por perceber “o contexto de incerteza, fruto da crise pandémica e dos efeitos para a receita que podem daí advir”.

No entanto, deixou bem claro que o PSD Almada não abdica de “em 2022, participar numa decisão mais estrutural para o futuro em que as nossas propostas estejam refletidas na fiscalidade municipal”.

Recordamos que estas propostas são, por exemplo:

  • Baixar a participação de IRS para 2,5%
  • Baixar o IMI para 0,35% e alargar o IMI familiar
  • Baixar a derrama para 1% (embora já tenhamos a derrama mais baixa da AML)

O Orçamento e as Opções de Plano do Município para 2022 foram aprovados com os votos favoráveis do PS e PSD apesar dos votos contra de CDU e BE.