Nos últimos três anos, a Câmara Municipal de Almada realizou mais de 2.000 intervenções de tapa-buracos nas vias do concelho. Recentemente, foi adquirido um termocontentor que permite transportar e manter a temperatura das massas betuminosas, equipamento fundamental para uma maior eficiência nos trabalhos de tapa-buracos.
Devido ao desinvestimento de décadas na conservação da rede viária, são muitas as vias em todo o concelho que chegaram ao fim de vida (o que se traduz no aparecimento sistemático de buracos).
Com a chegada da época das chuvas, o problema agrava-se. São inúmeras as reclamações dos munícipes que os trabalhadores da autarquia têm de resolver diariamente, com a dedicação e o esforço que lhes são reconhecidos.
O vereador Miguel Salvado, que tem o pelouro da rede viária, deu orientações aos serviços responsáveis pela conservação da rede viária para, neste momento, dedicarem todos os recursos disponíveis à tapagem de buracos de forma a mitigar este problema, sabendo-se, contudo, que ele só será definitivamente resolvido com repavimentações, trabalho que será intensificado em 2021 com o lançamento de uma grande empreitada neste domínio.
“Recebemos uma rede viária manifestamente degradada e precisaremos de vários anos e de um enorme esforço orçamental para fazer o que devia ter sido feito durante décadas” – sublinha o vereador Miguel Salvado.