A Câmara Municipal de Almada, em parceria com a Área Metropolitana de Lisboa (AML) e as Câmaras de Cascais e Lisboa, vai criar uma plataforma de agregação de dados meteorológicos que servirão de apoio a futuras tomadas de decisão em medidas de adaptação às alterações climáticas.

Serão ainda colocados “micro-sensores” em áreas urbanas que permitirão estudar o fenómeno das ilhas de calor urbano no contexto local da AML permitindo o planeamento e definição de propostas de regulação microclimática.

O projeto CLIMA.AML foi submetido ao “Small Grants Scheme #3 – Projetos para reforçar a adaptação às alterações climáticas a nível local” que visa promover o bom estado ambiental dos ecossistemas e reduzir os efeitos adversos da poluição e de outras atividades humanas, na área das medidas de adaptação às alterações climáticas, tendo a sua candidatura sido aprovada recentemente.

Este projeto será gerido pelo Departamento de Inovação Ambiente Clima e Sustentabilidade, que está integrado nos pelouros do Vereador Nuno Matias do PSD Almada, e tem o seu pleno de desenvolvimento previsto para 2021.