PSD Almada

Página oficial do Partido Social Democrata de Almada

Freguesias de Laranjeiro e Feijó

VER MAIS

Chamo-me João Antunes, tenho 30 anos e sou empregado bancário. Sou licenciado em Economia pela Nova School of Business and Economics e mestre em Finanças pelo ISEG – Lisboa School of Economics & Management.

Tive assento na Assembleia de Freguesia de Laranjeiro e Feijó, entre 2013 e 2017, enquanto suplente. Sou, desde 2016, vogal da Comissão Política de Secção do PSD Almada. Anteriormente fui também Conselheiro Distrital da JSD Setúbal (2011-2015) e vogal da Comissão Política Concelhia da JSD Almada (2013-2014).

Resido no Laranjeiro há 30 anos, conheço as ruas, os lugares e as pessoas que moram no Laranjeiro e Feijó. Tenho comigo uma equipa dinâmica e motivada, gente de trabalho e rigor, que abraçou o desafio de se candidatar a esta união de freguesias, com o objetivo de fazer desta uma terra como deve ser.

Passados mais de quarenta anos de poder local, este continua distante dos cidadãos, sem oferecer soluções concretas e diretas para a nossa população. Os órgãos de decisão locais têm um papel absolutamente fundamental, uma vez que são estes que têm a capacidade de dar respostas que, apesar de identificadas há muito, teimam em não aparecer. Assim, identificámos um conjunto de prioridades, com base nas quais definimos o nosso plano de ação.

Princípios chave da candidatura:

  • Competência e conhecimento dos problemas da freguesia
  • Honestidade
  • Capacidade de gestão

Principais temas do programa:

  • Limpeza urbana
  • Transportes públicos
  • Mobilidade urbana e vias de comunicação

Conheça todos os candidatos

Programa “Como Deve Ser”

Limpeza urbana: 

Cabe às freguesias, no âmbito do protocolo de delegação de competências, atuar sobre esta área. É urgente criar condições para que exista uma limpeza mais eficaz nas nossas ruas, matas e espaços verdes. É necessária a criação de mais postos de trabalho nesta área e dotar as equipas de material mais eficaz para desempenho das suas tarefas.

  • Procedimento concursal para reforço das equipas de limpeza ou, na sua impossibilidade nos termos da lei, subcontratação destes serviços;
  • Reforço de meios disponibilizados às equipas, através da aquisição de novos equipamentos, por forma a aumentar a eficiência das equipas.

Transportes públicos:

Apesar de a TST e MST serem empresas de iniciativa privada, cabe às freguesias sensibilizarem estas entidades, por via do diálogo, sensibilizar para os problemas que as nossas populações passam no seu dia-a-dia. A cadência das carreiras em períodos fora da hora de ponta (sobretudo ao início da manhã), a degradação das condições de serviço prestado, a falta de otimização dos horários de circulação e a não existência de soluções para deslocações para Oeiras, Cascais, Amadora, Odivelas e Loures, prejudicam de forma significativa o bem-estar da nossa população. Urge defender a prestação de um serviço de interesse público de qualidade!

  • Reuniões com caráter periódico (1 vez por mês) com os operadores da região, para acompanhamento da atividade, principais indicadores, com visitas aos locais para melhor aferição dos problemas e/ou sugestões de melhoria;
  • Propor a certificação de carreiras da TST;
  • Proposta de criação de carreira com destino ao município de Oeiras, com passagem em Carnaxide, Lagoas Park e Tagus Park.

Mobilidade urbana e vias de comunicação:

A degradação dos passeios, ciclovias e estradas das freguesias tem-se vindo a agravar e as intervenções ocorridas não chegam para fazer face às necessidades. Importa criar e incentivar uma rede de mobilidade integrada que, de forma ecológica, proporcione condições de segurança aos seus utilizadores. Os cidadãos precisam de mais e melhores ciclovias nas nossas freguesias. São necessários mais pontos de carregamento de veículos elétricos (há três). É urgente criar melhores condições para ligação a outros meios de transporte.

Melhorar as condições de segurança na circulação pedonal junto à estação de Metro do Laranjeiro;

Construção de passeios junto às escolas (Rua da Alembrança, Rua Garcia de Resende, Alameda Guerra Junqueiro e ligação à Rua da Cruz Vermelha, Rua José Gomes Ferreira)

Construção e recuperação de jardins e espaço verdes (Parque Luís Sá, Rua das Flores e Estrada dos Álamos, Praça Barril de Alva, Praça da Portela, Praça Lopes Graça, Travessa Adolfo Coelho e zona circundante).

Total requalificação dos parques de estacionamento existentes na freguesia (Traseiras da Rua dos Eucaliptos, Parque junto à Alameda Guerra Junqueiro, Parque da “Calviteira”).

Rede de ciclovias

  • Total requalificação das ciclovias existentes;
  • Construção das ciclovias “Prof. Ruy Luís Gomes” e “José Saramago”;
  • Construção da ciclovia de Vale Flores, com ligações ao Parque da Paz, Quinta do Chiado e Vale Mourelos;
  • Disponibilização de pontos de ar e água ao longo da rede de ciclovias, recuperando também as (poucas) estruturas existentes, oferecidas pela GALP em 2010.

Consultas públicas para requalificação da Rua Conde Castelo Melhor e praça junto ao Parque de Estacionamento da ECALMA, junto à Avenida 23 de Julho (antigo mercado do Laranjeiro);

Construção de parques infantis e parques de jogos (Rua de Raúl Proença, Vale Flores, Chegadinho, Requalificação do ringue do Bairro Bento Gonçalves e área envolvente).

Desenvolvimento económico:

Os sucessivos executivos autárquicos têm falhado em toda a linha na capacidade de captar investimentos e criar condições para criação de postos de trabalho no nosso município. Cabe às freguesias manterem contactos junto das várias entidades, por forma a identificarem novas oportunidades e, junto dos órgãos municipais, reforçar sobre a importância de serem tomadas novas medidas, mais amigas do investimento e das famílias (bonificação derrama municipal, devolução de 5% do IRS, redução do IMI e introdução do coeficiente familiar).

Relacionamento dos cidadãos com a freguesia:

Laranjeiro e Feijó sempre consigo – criação de linha telefónica de custos controlados e de aplicação para telemóvel, em regime aberto, onde os cidadãos poderão:

  • Reportar problemas de limpeza, transportes e mobilidade existentes na sua zona, com níveis de serviço definidos para cada tipo de problemas (p. ex: limpeza 2 dias úteis), bem como pedidos de recolha de monos;
  • Pedidos de transporte de cidadãos da freguesia com necessidades especiais, dificuldades de locomoção e carência económica aos pontos de interesse da freguesia e do município (CTT, Centro de Saúde, Junta de Freguesia, Hospital, SMAS, Câmara Municipal, etc.);
  • Atendimento aos pedidos de munícipes (p.ex. licenciamento) em horário alargado, e não apenas durante os horários de atendimento da junta de freguesia, bem como marcações para loja do munícipe, a implementar na freguesia e pedidos de acessos à internet “assistidos”;
  • Pedidos de pequenas reparações ao domicilio, sendo os serviços prestados por especialistas que operem na região;
  • Reportar situações de cariz social que impliquem uma atuação urgente por parte da autarquia e/ou de outras entidades.

Criar condições para aumentar a participação dos munícipes na vida autárquica e participação cívica:

 

  • Implementação do orçamento participativo e orçamento participativo jovem.

Disponibilização de internet sem fios gratuita nos principais locais de estilo da freguesia.

Apoio aos jovens e empreendedorismo

Abertura do Centro Cultural e Juvenil de Santo Amaro “Casa Amarela” à comunidade, dotando-o de melhores equipamentos, com abertura aos domingos e segundas feiras. Criação de uma sala de estudo neste espaço;

Abertura da Biblioteca Municipal José Saramago até às 24h todos os dias da semana entre 1 de dezembro e 15 de fevereiro; e de 15 de maio a 25 de julho.

Promoção e dinamização do comércio local

Dinamização do comércio local através de iniciativas sazonais, privilegiando aqueles que têm os seus negócios estabelecidos nas nossas freguesias (p. ex. feiras gastronómicas, de artesanato, feiras medievais, street food, workshops, …).

Mercados

Obras urgentes no mercado do Feijó, por forma a resolver definitivamente os problemas crónicos dos lojistas;

Procurar envolver os comerciantes do Mercado de Levante do Feijó numa decisão definitiva e duradora.

Segurança

Por forma a aumentar a perceção de segurança por parte da população, é fundamental reivindicarmos a criação da polícia municipal, mais próxima dos cidadãos.

Associativismo, Voluntariado e Cidadania

+ Políticas de cariz social

+ Desporto e promoção de estilos de vida saudável

+ Cultura

O movimento associativo tem um papel determinante na melhoria das condições de vida dos nossos cidadãos e cabe às freguesias, mais do que nunca, acompanharem as respetivas iniciativas e apoiando-as sempre que possível.

Através de um círculo virtuoso entre as instituições de cariz social, as associações recreativas, culturais e coletividades das nossas freguesias, será possível democratizar e potenciar as respetivas atividades. O Laranjeiro e Feijó têm responsabilidade acrescida, considerando, por exemplo, os vários atletas e personalidades que por aqui passaram durante as suas carreiras, de grande sucesso e que poderão ajudar a promover estas iniciativas.

AUGI’s da Azinhaga do Rato e do Chegadinho

Acompanhamento próximo da situação por parte da junta de freguesia, exigindo uma solução definitiva junto das entidades competentes.

Acompanhe todas as novidades