As comissões políticas do PSD Almada e da JSD Almada uniram-se para ajudar o estado brasileiro de Rio Grande do Sul a superar as cheias que assolam a região.
Contactámos o movimento SOS RS em Portugal e conhecemos o extraordinário Oto Rodrigues, que de forma expontânea começou a reunir bens não perecíveis, roupa e produtos de higiene, para enviar.
Como a ajuda portuguesa foi avassaladora e os voluntários já não conseguiam espaço para todos os bens doados, o PSD Almada decidiu ajudar com material de embalamento, como fita cola, desenrolador de fita, tesouras, x-atos e caixas de cartão.



Recolha e transporte
O processo de recolha iniciado pelo Oto envolveu muitas peripécias, como uma mudança súbita de armazém (realizada numa tarde), o embalamento manual de milhares de produtos e a procura insistente de parceiros para fazer o transporte. Graças ao esforço de toda a equipa de voluntários, o sonho tornou-se realidade.
A partir do Porto, Já foram enviadas por via marítima 60 toneladas de doações no dia 25 de maio. Três dias depois, o Governo de Portugal enviou um avião da TAP exclusivamente com ajuda humanitária para a área afetada, com quase 11 500 quilos de mantimentos, divididos em 1195 caixas. Outro avião privado já seguiu com 300 quilos de donativos no dia 17 de maio.
Foram recolhidas em Portugal 300 toneladas de bens e envolvidas dezenas de empresas de transporte voluntárias que “contribuíram com mais de 40 veículos, equipamentos e funcionários, movimentando aproximadamente 250 paletes e mais de 5940 caixas de papelão”. No envio para o Brasil foi dada prioridade no envio a fraldas, produtos de higiene pessoal e roupas para o frio, para fazer face às baixas temperaturas que se fazem sentir na zona afetada.
Como continuar a ajudar a partir de Portugal
Prefeitura de Porto Alegre
- IBAN: BR48 0036 0305 0282 2000 0713 361C 1
- Nome: MUNICIPIO DE PORTO ALEGRE
- CPF/CNPJ: 92.963.560/0001-60
- Código Swift: CEFXBRSP
Fonte: Público e Câmara Municipal do Porto
Estado do Rio Grande do Sul
- IBAN BR53 9270 2067 0010 0064 5423 206C 1
- Nome: Associação dos Bancos no Estado do Rio Grande do Sul
- CPF/CNPJ: : 92.958.800/0001-38
Fonte: Governo de RIo Grande do Sul via Público
SOS Portugal
- Procuram voluntários para ajudar na triagem, embalamento e pesagem das caixas de ajuda recolhida
Informação oficial
O transporte das doações tem estado envolto em muita polémica e informações falsas a circular na internet, pelo que partilhamos também a informação oficial do Governo Federal:
- Nenhuma doação foi recusada
- Foram aceites doações de produtos novos e usados
- Todas as doações são isentas de tributação
- A Agência Brasileira de Cooperação e o Ministério de Portos e Aeroportos articularam com a Força Aérea Portuguesa um plano logístico de transporte das doações recolhidas
- Estão a ser contactadas também empresas de navegação que queiram colaborar
- A embaixada brasileira em Lisboa e os consulados brasileiros de Porto e Faro estão a realizar a triagem dos donativos recolhidos pelos voluntários, priorizando os bens que mais escasseiam