

O PSD Almada recebeu as deputadas à Assembleia da República Teresa Morais e Sonia dos Reis, para reunir com as principais associações de pescadores e agricultores da Costa da Caparica.
O PSD Almada defende que o novo projeto de valorização da agricultura nas Terras da Costa deve incluir os moradores no seu desenho e concretização. Existem famílias que ali possuem a sua residência principal, onde vivem há mais de 150 anos, numa comunidade sólida e profundamente enraizada nas tradições da Costa da Caparica.
É importante construir um plano que não só organize e regularize a atividade agrícola nesta zona, como valorize e preserve os solos agrícolas. O objetivo deve ser assegurar o direito à moradia digna para os moradores das Terras da Costa, preservando a vocação agrícola e sustentável da região e isto só poderá ser alcançado com a participação e união de todos.
Neste sentido, os deputados do PSD recomendaram o seguinte à Câmara Municipal de Almada, em moção aprovada na Assembleia Municipal de abril:
- Que se realize um estudo completo das habitações, com foco nas de primeira moradia, nas Terras da Costa da Caparica.
- Que se assegure os direitos das famílias que residem permanentemente na região, especialmente aquelas sem alternativas habitacionais em outros locais.
- Que se garanta que a vocação agrícola do território seja mantida e promovida, valorizando a agricultura local e sustentável praticada há quase 200 anos.