O PSD Almada visitou os estaleiros municipais e confirmou que precisam de uma intervenção urgente. Tanto para proteção da saúde dos trabalhadores como por risco de erosão do espaço e prejuízo material, o PSD quer melhorias naquelas instalações.

A 13 de março o PSD Almada visitou os estaleiros municipais de Vale Figueira (Sobreda). O objetivo era verificar as condições de trabalho dos funcionários municipais e avaliar as condições estruturais dos pavilhões onde estão localizados os Serviços Operacionais da Câmara Municipal de Almada.

A delegação do PSD incluía membros da Comissão Política, autarcas e elementos do gabinete da vereação. 

Os pavilhões são uma reutilização das antigas estruturas da “Expo 98” e foram projetados originalmente como estruturas temporárias, mas acabaram sendo utilizados de forma permanente até os dias atuais.

No entanto, devido ao passar do tempo e às condições climatéricas, o estado dos pavilhões tem se deteriorado. Problemas de infiltrações e humidade têm afetado o desempenho dos funcionários municipais. Ao longo dos anos, o problema tem sido remendado através da aplicação de camadas de isolamento, que atenuam temporariamente a situação, mas não resolvem definitivamente o problema estrutural.

Em 2021, a situação tornou-se insustentável, com a impossibilidade de um isolamento consistente, que evite infiltrações severas. Isso levou à inutilização de algumas salas e causou sérios constrangimentos na gestão do armazém municipal principal.

Durante a visita, foram observadas várias salas inutilizadas devido à chuva e humidade, o que resultou na realocação de funcionários para outras salas ou espaços municipais. No armazém principal, foram constatados graves problemas de infiltrações, o que tem causado ineficiências na gestão de stocks e dificuldades na manutenção de um inventário preciso. Para além disso, a situação tem gerado níveis de stress e ansiedade para os colaboradores, que – em dias de mau tempo – precisam de acorrer ao estaleiro fora do horário de trabalho (por vezes ao fim de semana) para proteger o património municipal.

Em último lugar, a delegação do PSD Almada observou que a quantidade de água das chuvas que escorre pelas paredes e junto a quadros e instalações elétricas constitui um risco à segurança no trabalho. Essa situação aumenta a probabilidade de curtos-circuitos, que podem ocasionar um incêndio. O risco de incêndio é ainda maior devido à presença de diversos materiais inflamáveis no armazém.

Diante disso, o Grupo Municipal do PSD está a trabalhar numa recomendação ao executivo municipal para avançar sem adiamentos com a reparação do espaço. Estão em causa a segurança dos trabalhadores, as estruturas municipais e material muito importante para as atividades da Câmara de Almada.

Participaram nesta visita Luís Durão, deputado municipal e membro da Comissão Política do PSD Almada; António Carlos Silva, membro da Assembleia da União de Freguesias da Charneca da Caparica e Sobreda; Lina Gonzalez e Paulo Boavida, ambos do gabinete do vereador Nuno Matias; e Catarina Rocha, secretária concelhia da JSD Almada. A visita foi acompanhada pelo diretor municipal de serviços urbanos da Câmara Municipal, Rui Carvalheira. 

Deixe um comentário