A “Lagarta do Pinheiro”, também conhecida como processionária, é uma praga que tem aumentado nos últimos anos devido, principalmente, a fatores ligados ao clima. Nesta altura do ano (entre janeiro e abril) as lagartas descem dos pinheiros e cedros, formando procissões e aumentando o risco de contacto com humanos e animais.

Este contacto deve ser evitado pois provoca reações alérgicas que vão desde a irritação da pele à irritação ocular, passando por possível tosse e dificuldades respiratória em caso de inalação dos pelos libertados pelas lagartas.

Os serviços da Câmara Municipal de Almada têm procurado controlar este fenómeno através do tratamento preventivo de pinheiros em espaço público, da remoção de ninhos nas árvores afetadas e da informação junto de escolas e público em geral.

Embora estejamos em confinamento, é também fundamental que os munícipes estejam atentos e, nas suas caminhadas ou deslocações, se protejam de eventuais contactos, tendo especial atenção a crianças e animais.

Para mais informações, poderão descarregar a imagem em anexo ou contactar a Divisão de Espaços Verdes da Câmara Municipal de Almada pelo telefone 21 254 97 00 ou pelo email espacosverdes@cma.m-almada.pt.